Um espaço voltado para o resgate e valorização da cultura.

"... Se eu ordenasse que um general se transformasse em gaivota, e o general não me obedecesse, a culpa não seria do general, seria minha... É preciso exigir de cada um o que cada um pode dar... a autoridade repousa sobre a razão..."

Antoine Saint Exúpery
O Pequeno Príncipe

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tutóia, tutóia, Tutóia...

              Só haverá mudanças significativas, quando houver uma transformação na mente das pessoas.
|             Tenho estado afastada de muita coisa na cidade, tenho preferido ficar observando, escutando e analisando. Confesso que para mim essa não é uma tarefa fácil pois a opinião está intrínseca em minha genética. Muita coisa tem acontecido, para algumas poucas pessoas, coisas maravilhosas, vista pela ótica material, para maioria delas, apenas o quase necessário para "sobreviver" e essas mesmas pessoas  preferem encarar as coisas de uma forma ilusória.
             A cada ano que passa perdemos um pouco de nossa identidade cultural, para uma amante da cultura popular dói ver o descaso para com nossas manifestações populares.Um governante não precisa ser culto para entender que um povo é identificado pela sua cultura, que esse conjunto de conhecimentos adqueridos ao longo dos tempos não pode ser banalizado, vulgarizado, esquecido só porque uma pessoa não gosta, a cultura não é de um e sim de um conjunto de indivíduos. As tradições populares retrada a vida de um povo. Entre as múltiplas maneiras de dár visibilidade à essas tradições Tutóia tem optado há décadas, pelo arraial, numa linguagem mais jovial, era pra está bombando, no entanto, só decepção. A falta de seleção, critérios e responsabilidade tem deixado um défcite no quesito atrações. Os grupos de bumba-meu-boi se extinguiram, bois de orquestras e zabumbas, grupos de caroço( conhecida mundialmente como caroço de Tutóia)quadrilhas e muitas outras tornaram-se raridades.As vezes não sei se estou em Manaus ou em Tutóia. Nada contra, mas cada um com suas culturas. Dança pajé...
            Ou transformemos nossa personalidade já bem inundada  de comportamentos típicos da sociedade moderna baseada na preguiça, no comodismo, no falso moralismo, na dissimulação; ou embarcamos novamente, dando continuidade ao abuso de poder, ao nepotismo, às lavagens de dinheiro, a corrupção.
           Vejo grupos se organizando ou porque não falar reorganizando em nome de uma "Tutóia melhor", isso poderia me deixar feliz se já não os conhecessem, se o discurso não fosse o mesmo, se o comportamento também não, se as ideologias fossem convincentes, se os interesses fossem diferentes...
            Tudo é  muito superficial, as coias são mascaradas a todo momento e essas mesmas máscaras só são tiradas quando pra os mesmos fins, mascarar novamente.
            A impressão que tenho é que está " todo mundo" dopado para não sentir náuseas, e o pior, não vejo perspectivas de melhorias, as pessoas teem comprovado que está dopado é melhor do que vomitar.
            Penso que se vomitássemos, se colocássemos todoa essa nojera que está dentro do sistema para fora, e ainda melhor, nos vacinassemos das futuras infecções , limparíamos nossa casa e viveríamos com a melhor das qualidades, consciência tranquila.